quinta-feira, 4 de março de 2021

O "tecido" espaço-tempo


Pano de fundo de tudo que se manifesta,

dos mínimos grãos da poeira do mundo,

às estrelas sem fim pela vastidão em festa,

sua natureza íntima é mistério profundo.

Ignorantes em ti imersos em abandono,

tão intrincado, em teu pensar perco o sono.

 


Respondendo a um negacionista (de diversos temas), que afirmou que não existe algo como um "tecido" espaço-tempo:



A curvatura do espaço-tempo em torno de qualquer objeto massivo é determinada pela combinação de massa e distância do centro de massa. Outras preocupações, como velocidade, aceleração e outras fontes de energia, devem ser levadas em consideração. - medium.com - Ethan Siegel (2018) Ask Ethan: If Mass Curves Spacetime, How Does It Un-Curve Again? 



Tecido ou textura é uma expressão.


O espaço-tempo tem um comportamento "suave" em grande escala, onde pode ser modelado o comportamento dos corpos pela Relatividade, e é turbulento, "borbulhante", na escala subatômica, onde só se pode tratar comportamentos pela Mecânica Quântica.


Não podemos dizer que ele não seja quantizado, como se tenta tratar pela GQL e outras teorizações.


Nota: Em GQL, Gravidade Quântica em Loop, o espaço-tempo é descrito por um grafo, uma malha, algo como uma rede elástica, de pontos unidos por linhas cujos pontos/nós tem distâncias variáveis e tais pontos/nós se fundem e se dividem, continuamente, o que confere uma natureza fluida, adequada a um comportamento de "borbulha" na menor escala. Como bem demonstrado por certos especialistas, não é teoria incompatível com a Teoria das Cordas, mesmo em suas variações. [Bojowald]  


Dessas questões e outras advém o título do livro de Brian Greene "Tecido do Cosmo".


O que o espaço-tempo não pode mais ser afirmado é o cenário absoluto e invariável de relatividade galileana que  permitiria comportamentos modeláveis por geometria cartesiana em espaço euclidiano.


Essa textura não se sustenta.



Referências


Martin Bojowald; Relatos de um Universo Oscilante; Scientific American Brasil; Ed. 78; NOV/2008. - Versão em inglês: www.scientificamerican.com - Nos nossos arquivos: drive.google.com 


Lee Smolin. Atoms of Space and Time. Scientific American. January, 2004. - Versão na internet de 2006: www.scientificamerican.com  - Nos nossos arquivos: Lee Smolin - Atoms of Space and Time


Lee Smolin. Spacetime Is Not Necessarily Continuous. Scientific American, January, 2012. - www.scientificamerican.com 


Lee Smolin. Space: The Final Illusion. Scientific American, April, 2019. - blogs.scientificamerican.com 



Do uso do termo  "tecido" em Física quanto ao espaço-tempo:


Space-time as an elastic fabric - www.esa.int 


C Francis (1999) The Fabric of Space-time - arXiv



HA Perko (2017) Introducing surface tension to spacetime - IOPscience


"Each point in the fabric would correspond to a particle of mass with space-like, time-like, or light-like trajectories. Constant resetting clocks …"

(“Cada ponto no tecido corresponderia a uma partícula de massa com trajetórias semelhantes ao espaço, ao tempo ou à luz. Relógios de redefinição constante…”)

  

Nenhum comentário: