domingo, 17 de janeiro de 2021

Notas biopoéticas 13 - 18

Mais cacos “das moléculas ao homem”.


13


Uma pequena nota antes de um tenso “debate”:

As leis que regem a formação de moléculas são as leis da Física, da Química, nada além delas.


A codificação evolui (complexa-se) na medida que as polimerizações ocorrem e sistemas de moléculas "colaborantes" emergem.


Criacionista ou análogo: Então por que o RNA (e presumo que o DNA também, já que este é mais complexo) e considerado o pesadelo dos químicos pré-bióticos?


Resposta: Avanços no sentido de entender-se a formação do RNA tem sido feitos.


Moléculas análogas ao PNA tem sido as mais sólidas candidatas, e há passos intermediários já colocados.


Não há isso de "pesadelo" no sentido de "sem qualquer possibilidade de saber como tenha ocorrido".


Exemplos:

New Study Brings Scientists Closer to the Origin of RNA - phys.org


Imagem de microscopia de força atômica de estruturas formadas pela auto-montagem do nucleósido TAP-ribose com ácido cianúrico. Crédito: Nicholas Hud.


Análise rápida do artigo “Asphalt, Water, and the Prebiotic Synthesis of Ribose, Ribonucleosides, and RNA” - centraldaciencia.wordpress.com


O artigo original:

Steven A. Benner, Hyo-Joong Kim, and Matthew A. Carrigan; Asphalt, Water, and the Prebiotic Synthesis of Ribose, Ribonucleosides, and RNA; Acc. Chem. Res., 2012, 45 (12), pp 2025–2034 - DOI: 10.1021/ar200332w - pubs.acs.org/doi


Michael P Robertson and Gerald F Joyce; The Origins of the RNA World; Advance April 28, 2010, doi: 10.1101/cshperspect.a003608 - cshperspectives.cshlp.org



14


Criacionistas e similares teimam com a "ausência" do O2 na atmosfera primitiva.


O “argumento” baseia-se em supor que como o O2 não existia, e portanto, não poderia haver o ozônio, e logo, o UV chegava à superfície.


Mal sabem que depende esse dos fotossintetizantes, e isso encaixa-se com o processo evolutivo num quadro mais amplo, no seu histórico.


Igualmente, não se dão conta que muito boa parte da existência da vida conviveu com uma atmosfera extremamente "opaca" e que isso bloqueava o UV, além do que, nas partes mais altas da atmosfera, este mesmo UV produzia "em chuva" novas espécies químicas reativas, e muito da vida existia somente em determinada profundidade de lâmina d'água, que por si já bloqueia o UV.



15


Afirmação: "Seleção não se encaixa na origem da vida, impossível."


Ao contrário, se encaixa.


Espécies químicas mais estáveis, catalíticas, automultiplicantes e ao fim colaborantes (sistemas) permanecem mais no meio.


Mas o termo tem de ser completado para "seleção química", pois não há ainda (obviamente) a genética nem algum de seus antecedentes diretos.


Proto-ribozimas, análogos ao PNA, análogos ao TNA, análogos ao RNA, RNA auto-replicante, proto-DNA, DNA.


Os ácidos nucleicos são proteínas modificadas, o que por si já é uma significativa pista.


Logo, havendo proteínas auto-replicantes, e eles banalmente existiram por seus nichos de catálise, típicos, chegou-se no sistema de replicação de genética mais simples.


Deste, perpetuou-se a replicação do sistema.


Não temos certos passos, e talvez nunca os tenhamos, mas afirmar "óh, é complexo então foi um designer externo ao natural", não é resposta. É só o conjunto de erros até de lógica de costume.


Colocar um sistema atual (que na verdade já tem no básico uns 3,7 bilhões de anos) como o ponto de partida único do que seja o processo é uma tolice.


Colocar que mesmo ele sendo produto de milagre, um impedimento de processo evolutivo, tolice maior, pois infelizmente, a argumentação do Design Inteligente não impede processo evolutivo.


Por ironia: Tanto que o sistema de replicação poderia ser produto de “duendes roxos de Alfa-Centauro”* e ainda sim, qualquer ser vivo na Terra é uma bactéria modificada.


* Só aqui, um exemplo de argumento que refuta qualquer argumento do tipo Paley. Ele não é concludente por uma divindade. Q.E.D..


A vida começou a ser selecionada desde que surgiu. Os mais marcantes fatores de seleção nos primeiros 2 bilhões de anos da vida na Terra foram as variações de temperatura.


( Relacionado basicamente com o "modelo termodinâmico" que a Terra segue, que necessita para não ser completamente congelada - hipótese da "bola de neve" - de gases de efeito estufa. )


Nesse meio tempo, o surgimento de fotossintetizantes produziu um novo fator muito dominante, que foi a produção de oxigênio.


Os grandes depósitos de óxido de ferro vermelho de diversas partes do globo são um registro desse processo, de grande escala. (ver Grande Evento de Oxigenação (GEO))


A vida não surge na Terra "de um habitat". Isso é na verdade, um erro ao se entender o processo.


Os vulcanismos no Hadeano era realmente mais intensos que os dos períodos seguintes e tiveram sua "inércia" no tempo posterior, o bombardeio de corpos celestes ainda abundantes no sistema solar ainda era intenso e disseminado pela superfície terrestre. (ver intenso bombardeio tardio (IBT))


Como fator que talvez seja bastante exclusivo da Terra, que com a Lua forma um sistema binário, as marés oceânicas eram colossais, de centenas de metros, e persistiram mantendo o meio reagente dos oceanos por muito tempo em grande agitação, proporcionando por simples mecanismos de contato em reações químicas o surgimento de reagentes probióticos.


Acrescente-se uma atmosfera mais parecida com a atmosfera de Vênus, com muito maior densidade e viscosidade, com fenômenos eletrostáticos mais intensos, maior temperatura, produzindo permanentemente precipitação de moléculas em complexação, pelos mecanismos do tipo Miller-Urey.



16


O termo “explosão”, como seguidamente é usado em “Explosão do Cambriano”, é inadequado para tratar o que tenha sido a biopoese, e um dos seguidos erros básicos dos criacionistas.

Para se entender porque o termo "explosão" em termos de evolução do Cambriano é praticamente uma "peça de marketing", tem hoje de entender-se a fauna Ediacara:


pt.wikipedia.org - Biota ediacarana



17


Uma pergunta corriqueira: A codificação genética pode surgir por si ou necessita de agente externo (necessariamente inteligente)?

A primeira pergunta que tem de ser feita é:


A codificação genética é da mesma natureza mais profunda como resultado de um processo que é a codificação lógica produto do humano?


A resposta é não.


A genética é emergente das polimerizações químicas e sistemas moleculares multi-reagentes / colaborantes.


Um algoritmo ou sistema de linguagem humano é um produto cultural, fruto das capacidades não propriamente lógicas do primeiro.


A analogia é válida, mas a plena similaridade é falha.


Já um cristal de gelo tem configurações (codificações de orientação) independentes de ação externa (como dizemos, inteligente):



Confunde-se até o resultado de sobrevivência entre variedades com o que seja um projeto.


Demonstração simples:


Moléculas são codificações?


Por um definição de cultura (e nesta a linguagem humana, limitada e no fundo errônea para tratar o problema), sim.


Então moléculas não poderiam se complexar por simples processos naturais.


Lamentamos, mas o trivial exemplo:


CO2 + H2O H2CO3


Ou, e relacionado com as polimerizações de aminoácidos, as proteínas:

Hexametilendiamina + Ácido Adípico Poliamida do tipo 6'6', conhecida como nylon, com peso molecular na casa de centena de milhar.


Ainda faltam sistemas?


Reagentes Enzima Enantiosseletiva Molécula Quiral, com orientação espacial selecionada.


Logo, moléculas se complexam, formam ordem de encadeamento e escolhem configuração no espaço.



18


Trata-se de um artigo sobre maquinário celular, e não propriamente sobre biopoese, mas devido às relações da formação do maquinário celular mais básico em LUCA e certamente nos seus “contemporâneos e ancestrais”, deixo dentro desta coletânea.

Mas acrescentaria que apresenta-se “nas entrelinhas” a questão de que se hoje existem reações catalisadas por moléculas pequenas compostas com metais e a ação da luz, podem ter havido num passado pré-biótico reações destes tipos, sobre moléculas e sistemas pré-bióticos.

Keller MA, Piedrafita G, Ralser M.; The widespread role of non-enzymatic reactions in cellular metabolism. Curr Opin Biotechnol. 2015 Aug;34:153-61. doi: 10.1016/j.copbio.2014.12.020. Epub 2015 Jan 22. - PMID: 25617827 PMCID: PMC4728180 

DOI: 10.1016/j.copbio.2014.12.020 - www.ncbi.nlm.nih.gov


Resumo

As enzimas formam o metabolismo celular, são reguladas, rápidas e, na maioria dos casos, específicas. Contudo, as enzimas não impedem a ocorrência paralela de reações não enzimáticas. Reações não-enzimáticas foram importantes para a evolução das vias metabólicas, mas são retidas como parte da moderna rede metabólica. Eles se dividem em reatividade química inespecífica e reações específicas que ocorrem exclusivamente não enzimaticamente como parte da rede metabólica, ou em paralelo com as funções enzimáticas existentes. As reações não enzimáticas assemelham-se a mecanismos catalíticos tal como encontradas em todas as classes de enzimas principais e ocorrem espontaneamente, molécula pequena (por exemplo, metal) catalisada ou induzida pela luz. A ocorrência frequente de reações não-enzimáticas influencia a estabilidade e a estrutura da rede metabólica, devendo ser considerada no contexto de doenças metabólicas, modelagem de redes, biotecnologia e desenho de fármacos.


Nenhum comentário: