Traduzido de: RationalWiki.org - Peanut butter argument
O argumento da manteiga de amendoim, ou, também traduzido para o português como argumento da pasta de amendoim (também conhecido como reductio ad arachidem hypogaeam) em favor do design inteligente afirma que, como a vida não evolui espontaneamente em potes lacrados de manteiga de amendoim, é absurdo supor que ela tenha evoluído espontaneamente na Terra primordial. Por algum motivo, os criacionistas consideram essa vaga bobagem, juntamente com um argumento teleológico envolvendo bananas,[Nota 1][IMS] merecedor do título de "pesadelo do ateu" — embora a possibilidade de algum ateu já ter perdido o sono por causa disso pareça remota. Na verdade, a única maneira pela qual esse argumento poderia causar pesadelos é pelo quão traumaticamente ruim ele é.
É desnecessário dizer que esse argumento horrível está errado em muitos níveis e, portanto, sofre de um “erro fractal”.[Nota 2] Ele também contém alguns raciocínios que nem sequer estão errados.
O argumento
O argumento foi apresentado por Chuck Missler em "A Question of Origins" (”Uma Questão das Origens”), da Eternal Productions, como parte de um documentário mais amplo que expõe a evolução como um conto de fadas. O segmento pode ser visto aqui e é discutido abaixo.
Peanut Butter: The Atheist Nightmare - YouTube
Visão geral
Para aqueles que não querem perder 2 minutos da sua vida com essa bobagem (parece muito mais tempo quando se assiste), aqui está um resumo básico dos pontos envolvidos. Chegaremos ao porquê de isso estar completamente errado em um instante:
A evolução ensina que matéria e energia ocasionalmente se combinam para formar vida.
Se examinarmos um pote de manteiga de amendoim, ele contém matéria e é exposto à energia (calor e luz).
Não vemos nenhuma forma de vida dentro de um pote de manteiga de amendoim.
Coletivamente, as pessoas realizam esse experimento mais de um bilhão de vezes por ano durante um século e nenhuma nova forma de vida jamais evoluiu.
Logo, a evolução é um conto de fadas e o design inteligente, especificamente a formulação cristã e a própria existência de Deus, devem ser verdadeiros. A principal conclusão é que a evolução não acontece e que toda a indústria alimentícia se baseia nesse "fato" para manter os produtos seguros para consumo. A essa altura, você provavelmente já conseguiu pensar em meia dúzia de razões pelas quais isso está errado, mas vamos analisar algumas mesmo assim.
Isso sim é uma compreensão da realidade.
"Matéria + Energia = ?"
A afirmação começa com, e se baseia em uma completa deturpação da ideia de que a evolução simplesmente diz que "matéria + energia = vida". Isso não descreve a evolução, porém; descreve a abiogênese, o início da vida, de maneira ampla, no seu quadro mais geral da física envolvida, e mesmo assim é uma completa deturpação disso. Este é um exemplo clássico de um argumento que nem sequer está errado. É comum em círculos criacionistas confundir "evolução" com abiogênese — as duas são ideias distintas em Biologia, mas como uma é uma teoria consolidada e a outra ainda é um mistério relativo, a abiogênese é um alvo fácil. Portanto, de acordo com essa visão simplista, um pote de manteiga de amendoim (ou qualquer alimento, ou talvez qualquer coisa) que seja exposto à luz através do pote de vidro ou ao aquecimento, deveria gerar vida espontaneamente. Para contornar quaisquer problemas estatísticos (já podemos concluir que a abiogênese provavelmente será rara), os defensores do argumento citarão que "milhões de americanos abrirão um frasco todos os dias, realizando o experimento milhões de vezes", cada vez com o mesmo resultado: nenhuma vida se forma. O argumento conclui, portanto, que a evolução deve estar incorreta e que sua visão de mundo (especificamente, o criacionismo cristão da Terra jovem) está correta.
Que grande besteira!
Pessoas sem noção. Os críticos do argumento apontaram que potes lacrados de manteiga de amendoim não são ambientes vulcânicos de milhões de anos, ricos em amônia e metano, bombardeados por raios cósmicos de alta energia. Eles também apontam que o argumento ignora o fato de que, ao contrário do interior dos potes de manteiga de amendoim — e da Terra moderna em geral — as condições da Terra primitiva eram propícias à formação da vida. Mesmo supondo que um pote de manteiga de amendoim fosse um exemplo válido de um ambiente propício à abiogênese espontânea, os "bilhões de experimentos realizados todos os anos" são insignificantes em comparação com os trilhões realizados todos os dias ao longo de milhões de anos da história da Terra. Além disso, nenhum cientista sensato espera que um monstro de manteiga de amendoim totalmente evoluído salte do pote.[Nota 3] Qualquer forma de vida que pudesse ser criada seria microscópica e de fato muito básica, mais simples que bactérias (provavelmente não mais do que algumas cadeias de substâncias químicas organizadas se replicando), e provavelmente morreria quase instantaneamente devido à presença de conservantes na manteiga de amendoim (que é, obviamente, a função desses produtos químicos!), ou devido à falta de oxigênio na manteiga de amendoim, ou devido à exposição ao oxigênio quando o pote de manteiga de amendoim fosse aberto, ou devido à competição com os milhões de bactérias bem evoluídas que já vivem ali, apesar dos conservantes. Certamente não seria o caso de formigas totalmente formadas saírem do pote aberto, como sugerido na sequência de vídeo de Missler.
Na verdade, mesmo considerando apenas esse argumento, ele falha, já que formas de vida microscópicas seriam invisíveis para o observador casual e, se a vida surgisse em um desses "bilhões de experimentos realizados todos os anos", passaria despercebida (e provavelmente seria comida). Portanto, o número de "experimentos" realizados com potes de manteiga de amendoim é, na verdade, irrelevante.
Além disso, o fato de a abiogênese ainda não ter sido observada em potes de manteiga de amendoim é irrelevante para a teoria da evolução, que descreve especificamente o que acontece após a formação da vida. Se o argumento da manteiga de amendoim diz algo sobre abiogênese, é que o processo não é simples nem rápido, algo com que praticamente todos os biólogos concordam.
Além disso, para ser honesto, é simplesmente ridículo. Alguém que encontrasse formigas saindo de um pote de manteiga de amendoim provavelmente devolveria o pote à loja para obter um reembolso, e não publicaria um artigo na Science ou na Nature sobre abiogênese. Processos judiciais por encontrar insetos em alimentos não são incomuns, então não é fácil afirmar que tal evento não tenha ocorrido.
Portanto, todo o argumento é uma bobagem, simplesmente estúpido e impossível de provar, mas quando é que isso impediu algum criacionista?
Como sabemos?
Um dos aspectos mais interessantes do argumento é a possibilidade de a vida ter sido gerada abioticamente em um pote lacrado de manteiga de amendoim (talvez até mais de uma vez!), mas ter sido prontamente consumida antes de poder evoluir para qualquer nível organizado, muito menos para inteligência ou senciência. Isso porque a abiogênese é, na verdade, um processo lento e árduo, e não um evento discreto.[Nota 4] Portanto, as coisas teriam que passar de precursores químicos para alguns compostos químicos maiores e, em seguida, para compostos químicos ainda maiores e mais complexos, e então para sistemas químicos interagindo... Caso isso aconteça, no entanto, tal evento seria conhecido como uma segunda gênese e seria bastante impressionante de se registrar. Lembre-se disso da próxima vez que comer um sanduíche de manteiga de amendoim.
Imagens de Jesus apareceram em potes de Marmite, então existe um precedente (de certo modo).[Nota 5][BBC]
Mas está vivo…
Um pote de manteiga de amendoim certamente contém amostras do organismo Arachis hypogaea. Ou seja, o próprio amendoim,[Wikipedia] já que muitas pessoas parecem ignorar as plantas (assim como a maioria das outras formas de vida não animal) quando pensam em "organismos" e "vida". Basta pensar em quantas séries de ficção científica mostram seus heróis intrépidos aterrissando em um planeta completamente coberto por árvores de folhas verdes e plantas com flores (um desenvolvimento evolutivo relativamente recente, aliás) e, ainda assim, o consideram totalmente comum, a menos que encontrem uma criatura semelhante a um mamífero! O frasco pode até conter algum DNA utilizável para clonar o amendoim. Isso vale para qualquer alimento enlatado, em conserva, embalado ou fresco: com exceção da água e do sal de cozinha, tudo o que consumimos está "vivo" em maior ou menor grau.
O frasco também contém, sem dúvida, restos de muitos microrganismos que podem ter sido destruídos por conservantes e pelo processamento industrial — aliás, essa é a função dos conservantes. A conclusão apresentada no vídeo de Missler, de que a indústria alimentícia se baseia na premissa de que a evolução não é possível, está simplesmente errada. Antes do advento dos conservantes, os alimentos estragavam com muita facilidade devido ao crescimento de bactérias ou fungos. De fato, originalmente acreditava-se que as moscas que cresciam em alimentos velhos eram geradas espontaneamente por esses alimentos, uma visão que remonta aos antigos gregos.[Wikipedia B] Foi somente no século XIX que o método científico descartou completamente essa "geração equívoca" da vida.[Priestly] A indústria alimentícia certamente adoraria que a evolução não ocorresse, pois seus produtos alimentícios nunca estragariam, já que a vida os colonizaria. Mas, infelizmente, ela ocorre, então a indústria inventou métodos engenhosos de conservação para evitá-la ativamente.
O texto acima também ignora a presença de Salmonella, a bactéria gram-negativa responsável por muitos casos de intoxicação alimentar que ocorrem anualmente em manteiga de amendoim (pesquise "Salmonella 'manteiga de amendoim' 'recall'" se desejar). As salmonelas são anaeróbias facultativas, o que significa que podem sobreviver em um ambiente pobre em oxigênio (como o encontrado em um pote lacrado de manteiga de amendoim) e não são mortas pelo congelamento e desidratação. Isso significa que, embora não consiga se multiplicar em muitos alimentos processados, se houver contaminação, ela pode ser difícil de erradicar. Por exemplo, alimentos gordurosos (como a manteiga de amendoim) podem proteger as células de tratamentos térmicos bastante severos, tornando a pasteurização ineficaz. Isso, por sua vez, levanta a questão: essas cepas de Salmonella evoluíram no passado justamente para preencher o nicho criado por condições anaeróbicas (como as encontradas em um pote de manteiga de amendoim). Eis aí: a Salmonella é o pesadelo dos criacionistas…
De fato, o pote provavelmente poderia conter diversas culturas de microrganismos vivos, mas o argumento ignora completamente esse fato. Então, se o criacionista não percebe a presença de micróbios que potencialmente estão presentes, como ele poderia esperar detectar uma verdadeira segunda gênese da vida?
O que aconteceria se a vida se formasse?
Se por acaso a vida se formasse em um pote de manteiga de amendoim:
Seria microscópica e de crescimento tão lento que ninguém notaria a diferença e alguém comeria a manteiga de amendoim normalmente. As primeiras formas de vida provavelmente não eram muito eficientes e não cresciam muito rápido, mas conseguiam prosperar porque a competição ainda não existia.
Mesmo que se desse bastante tempo, os donos notariam o cheiro estranho e jogariam fora. Uma suposição implícita sobre a premissa original é que alguém levaria o pote a um cientista. Mas quantas vezes você já encontrou comida estragada e a levou a um cientista? Na grande maioria das vezes, ela simplesmente é jogada fora e vira lixo. Seria um sucesso silencioso.
A vida se forma no pote de manteiga de amendoim, mas acaba no aterro sanitário. Lá, ela terá que suportar coisas como as muitas bactérias presentes, muito mais numerosas do que as já presentes no pote (e mais bem adaptadas ao ambiente), a falta de alimento (a manteiga de amendoim, caso não consiga se alimentar de outras coisas) e as intempéries (temperaturas altas/baixas).
Argumento do molho de tomate
Um argumento no estilo reductio ad absurdum contra o argumento da manteiga de amendoim é um experimento no qual pedimos a Deus — pois a oração é eficaz, como os criacionistas dirão com prazer — para transformar um pote de molho de tomate em uma cabra. Este experimento foi realizado no vídeo a seguir: Um problema com este experimento é que ele só foi feito uma vez. Experimentos semelhantes com manteiga de amendoim são realizados bilhões de vezes por ano.
Pasta Sauce: The Creationist Nightmare - YouTube
É claro que todos nós sabemos qual é o verdadeiro problema aqui: eles rezaram para o deus errado — para alterar qualquer coisa relacionada a massa, você reza para o Monstro de Espaguete Voador.[Nota 6]
Amendoins que causam pesadelos
Para os estimados 0,4 a 0,6% dos americanos que sofrem de alergia a amendoim, a manteiga de amendoim realmente representa uma espécie de pesadelo. No entanto, é improvável que inchaço facial, vômitos, diarreia e urticária sejam o tipo de reação que Missler previu ao inventar esse argumento ridículo.
Uma estranha coincidência
Como qualquer apreciador de sanduíches pode confirmar, a manteiga de amendoim combina perfeitamente com o outro pesadelo dos ateus: a banana.[Nota 7][Nota 8] Os principais cientistas criacionistas ainda não determinaram o significado desse fato curioso, embora a maioria concorde que tenha algo a ver com zombar e punir os descrentes.
Ao abrir a banana, é preciso usar a prática aba para abri-la e tomar cuidado para que o líquido não espirre no rosto. Aviso cortesia do grande guru criacionista Ray Comfort. Infelizmente, se você comprar manteiga de amendoim natural, que tende a se separar, e se não tiver cuidado ao abri-la, o óleo vai escorrer por toda a sua mão e fazer uma bagunça horrível, o que provavelmente é prova da existência do diabo.
Notas
1.O argumento da banana é um argumento teleológico específico para o teísmo, baseado na forma e função de objetos naturais — especificamente, neste caso, a banana. Segundo Ray Comfort, a banana é "o pesadelo do ateu", pois ele considera sua facilidade de uso, valor nutricional e "codificação por cores" como prova irrefutável de design inteligente. Em sua apresentação usual, o argumento é humoristicamente absurdo, a ponto de Comfort ter passado a usá-lo como piada (afirmando que sempre foi uma piada ou uma "espetáculo de stand-up"), em contraste com a seriedade com que originalmente o utilizou. - RationalWiki.org - Banana argument
2.Um “erro fractal” ou “incorreção fractal” é o estado de estar errado em todas as escalas de resolução concebíveis. Ou seja, à distância, a visão de mundo de uma pessoa com incorreção fractal é incorreta; e, além disso, se você ampliar qualquer pequena parte da visão de mundo dessa pessoa, essa parte estará tão errada quanto a visão de mundo inteira.
A condição de “magnetismo de manicômio”* é uma porta de entrada para o maravilhoso mundo da incorreção fractal, bem como um sinal de alerta relativamente precoce do risco de uma incorreção fractal iminente.
O termo "incorreção fractal" também pode ser usado para se referir a alguém que está consistentemente errado em quase tudo o que prevê ou afirma. Previsões repetidamente falhas são uma das melhores maneiras de revelar a incorreção fractal, porque, embora uma visão de mundo idiota possa funcionar na cabeça de alguém, ela pode ser vista falhando quando realmente colocada à prova. Curiosamente, pessoas que estão consistentemente erradas tendem a ser bastante confiantes em sua posição enquanto a defendem.
Pessoas com incorreção fractal geralmente são imunes à regra do relógio parado porque elas não são exatamente relógios parados. É mais como se os relógios estivessem atrasando um número aleatório de segundos por dia, no fuso horário errado, no planeta errado, no sistema solar errado, na galáxia errada. E possivelmente no universo errado, sob as leis da física erradas também. - RationalWiki.org - Fractal wrongness
*O “magnetismo de manicômio”, ou magnetismo por ideias excêntricas, em inglês “crank magnetism” é a condição em que as pessoas se sentem atraídas por várias ideias excêntricas ao mesmo tempo. O magnetismo por ideias excêntricas também denota a tendência — mesmo para excêntricos que, de outra forma, se dedicam a uma única questão — de acumular mais crenças excêntricas ao longo do tempo. Sabe aquele velho ditado sobre não ser tão mente aberta a ponto de seu cérebro cair? As pessoas com magnetismo por ideias excêntricas não deram atenção a isso. O magnetismo por ideias excêntricas é um importante passo no caminho para estar sempre errado. Seu oposto é o relógio parado (que ocorre quando pessoas excessivamente crédulas encontram alguma ideia excêntrica na qual não acreditam e podem até mesmo denunciá-la ativamente). - Rationalwiki.org - Crank magnetism
3.Isso seria incrível, mas há outra questão a ser tratada quanto às “estatísticas” do problema da abiogênese. Há muito as pesquisas sobre abiogênese abandonaram a ideia de uma “poça miraculosa”, como apresentado originalmente por Darwin e outros de seu tempo, e passou a considerar os diversos passos para a produção da vida como ocorrendo em paralelo pelo planeta inteiro, o que mudou os parâmetros do que seriam “milagres” de ocorrências de reações químicas para uma escala planetária de milhões de toneladas de reagentes nos mais diversos ambientes, como fontes termais e hidrotermais, lagoas e águas rasas e profundas de oceanos, etc, e tal muda completamente o quadro de probabilidades dos encontros dos materiais e suas interações.
4.Devemos destacar que hoje sabemos que a vida surge em poucas centenas de milhões de anos após a Terra atingir temperatura que permitisse água líquida, portanto após o Hadeano, e em termos do quadro geral de idade do planeta Terra, é um tempo relativamente pequeno comparado aos bilhões de anos do processo evolutivo. Para colocar as coisas em números, a origem da vida na Terra é estimada ter ocorrido entre 3,8 e 4,1 bilhões de anos atrás, e as evidências mais antigas e amplamente aceitas de vida são de cerca de 3,5 bilhões de anos atrás.
5.Marmite (vendido na Austrália com o nome de Our Mite) é um dos produtos alimentares britânicos mais populares. Está na categoria dos alimentos intensificadores de sabor e é muito empregado como pasta para untar torradas. - Wikipedia.org - Marmite
6.O Monstro de Espaguete Voador (MEV) é a divindade da Igreja do Monstro de Espaguete Voador, ou Pastafarianismo, um novo movimento religioso paródico que promove uma visão descontraída da religião. A paródia surgiu em oposição ao ensino do design inteligente nas escolas públicas dos Estados Unidos. De acordo com os adeptos, o Pastafarianismo (uma junção de pasta e Rastafarianismo) é uma "religião real e legítima, tanto quanto qualquer outra". - https://en.wikipedia.org/wiki/Flying_Spaghetti_Monster
7.Sanduíche de manteiga de amendoim e banana — Isso deixa de fora a cabra (embora a própria cabra certamente gostasse), já que Deus não chegou a criar uma. Também é um lanche saboroso e saudável; se você adicionar iogurte, a proteína provavelmente será equivalente à da carne e, se você gosta de doces, fica ótimo com uma colherada de mel também; afinal, Deus prometeu uma terra que produziria leite e mel antes do grande genocídio do Antigo Testamento começar e leite incluía iogurte. É bom para vegetarianos ou para aqueles que desejam reduzir a carne em sua dieta.
8.Vale ressaltar que existem alergias alimentares tanto a amendoim quanto a banana. - Anaphylaxis.org - Banana Allergy/
Referências
BBC — Family see Jesus image in Marmite
IMS - The atheist test and the atheist's nightmare
Priestly, J — Observations and Experiments Relating to Equivocal, or Spontaneous, Generation
Wikipedia - Peanut.
Wikipedia B - Spontaneous generation - Antiquity
Leituras recomendadas
Religions.Wiki - Chuck Missler's jar of peanut butter
Palavras-chave
#ArgumentoDaManteigaDeAmendoim #FaláciaCriacionista #Abiogênese #Evolução #DesignInteligente #Criacionismo #Ciência #Biologia #Pseudociência #ErroFractal

Nenhum comentário:
Postar um comentário