sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Notas biopoéticas 19 - 24

Mais ‘cacos’ “das moléculas ao homem”.





19


UMA TEORIA DA EVOLUÇÃO PARA A EVOLUÇÃO - netnature.wordpress.com


“Um novo modelo da evolução traça os possíveis contornos de uma fase crítica e misteriosa na infância da Terra, quando algumas substâncias químicas estranhas deram origem aos antepassados ​​moleculares da vida como a conhecemos hoje. [...]”


Meu comentário:

Podem ter havido períodos na história que os sistemas em multiplicação (não se deve dizer aqui "reprodução") apresentavam estruturas bizarras, com diácidos, diaminas e outras formas ainda não "standard" de moléculas bioquímicas, simplesmente por seleção química permitindo catálise e manutenção de sistemas minimamente estáveis, mesmo que com variações (noutras palavras, eles desestabilizavam-se, variavam e voltavam, a produzir reações e seus sistemas, diferentemente de processos que se perpetuavam).



20


CIENTISTAS CRIAM ENZIMA QUE PODE AJUDAR A EXPLICAR A ORIGEM DA VIDA - netnature.wordpress.com


“Imitando a evolução natural em um tubo de ensaio, os cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI) desenvolveram uma enzima com uma propriedade única que poderia ter sido crucial para a origem da vida na Terra. Além de iluminar um possível caminho para o início da vida, o experimento permitiu produzir uma ferramenta poderosa para a evolução de novas moléculas e utilidades.”



21


Um comentário de Jorio Eduardo Maia:

“A homoquiralidade pode ser um desafio para nossa imaginação. Mas, talvez não tenha representado nenhum problema para uma natureza que dispunha de centenas de milhões de anos e uma quantidade praticamente ilimitada de produzir e combinar moléculas orgânicas, que também existiam em número incalculável. Tem uma frase interessante que diz o seguinte; "a quantidade tem uma qualidade que é toda sua" . Então, a natureza sempre teve e tem grande disponibilidade de tempo, espaço, moléculas e "infinitas" maneiras de combiná-las entre si. De forma que, presumivelmente, a realidade natural tem o potencial de produzir muito mais complexidade do que podemos imaginar . Agora, reconheçamos que reconstituir qual - entre tantas e tantas - foi a rota que a natureza tomou para produzir auto-replicantes é, sem dúvida, uma tarefa muito difícil. Mas, vai se tentando…”



22


FASES EUTÉTICAS NO GELO FACILITAM A SÍNTESE PRÉ-BIÓTICA DE ÁCIDOS NUCLEICOS. - netnature.wordpress.com


“Em certos ambientes metais podem catalisar não-enzimaticamente a polimerização do RNA.”



23


O problema


Já foi dito que o problema da origem da vida é como um enorme quebra-cabeças que conseguimos identificar que pintura reproduz, mas não colocamos todas as peças, e talvez jamais as coloquemos.


Por exemplo: temos uma região muito bem montada na hipótese do "mundo de RNA", que apresenta mesmo hoje "fósseis", nos vírus, viróides e virusóides de RNA, mas não conhecemos muito bem os passos nem mesmo os antecessores diretos do RNA.


Conhecemos boa parte da formação dos aminoácidos e das bases nitrogenadas, mas "patinamos" em certas questões de sua organização inicial, assim como na formação dos carboidratos mais fundamentais com os quais se complexaram.


Desconhecemos em muito a formação dos mais fundamentais mecanismos celulares, embora a formação de diversos já seja hoje proposta com boa segurança.


Assim, de passo em passo, poderíamos mesmo produzir uma "emulação" da primeira vida em laboratório, mas infelizmente, talvez não reproduzamos os exatos passos que a vida percorreu desde a matéria puramente mineral, 3,8 bilhões de anos atrás.


É um problema, diferentemente da evolução e seus mecanismos, epistemologicamente crítico, e talvez nunca tenhamos a finalização do quebra-cabeça em todos seus componentes, assim como seu histórico no tempo.


E também para os céticos - na verdade pseudocéticos - e afirmadores de uma "vida miraculosa", ou insustentável "eterna" ou distinta em intimidade do mundo, a não descoberta de inúmeros componentes e passos evolutivos químicos não seja resposta alguma por suas afirmações, e sim, o que realmente Ciência é:


"Aquilo que afirma o que jamais evidenciou-se diferente."


Logo, dizer "além daí não sabe-se" é um mérito, não um real problema.



24


Link aparentemente morto, mas um bom guia para um importante tema:

NASA Astrobiology: Life in the Universe TNA World - astrobiology.nasa.gov


“DNA is the building block for life on Earth. But it is a highly complex molecule, and could not have arranged itself spontaneously. What did it develop from? Astrobiologists examine possible ancestors of DNA: nucleic acids called PNA, p-RNA, and TNA.”

Tradução:


“O DNA é o bloco de construção para a vida na Terra. Mas é uma molécula altamente complexa, e não poderia ter se arranjado espontaneamente. De qual se desenvolveu? Os astrobiologistas examinam possíveis antepassados do DNA: os ácidos nucleicos chamados PNA, p-RNA e TNA.”


Somemos.

Da trivial Wikipédia:

PAH world hypothesis (Hipótese do mundo de PAH) - en.wikipedia.org


“A hipótese do mundo de PAH é uma hipótese especulativa que propõe que os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), conhecidos por serem abundantes no universo, incluindo nos cometas e, também, abundante na sopa primordial da terra primitiva, desempenhou um papel principal na origem da vida mediando a síntese de moléculas do RNA, conduzindo ao mundo do RNA. No entanto, ainda, a hipótese não foi testada.” 


E as notícias se aceleram em determinada direção:


The TNA world that came before the RNA one - www.chemistryworld.com


Chemists find evidence that a nucleic acid that is simpler than RNA could have been the primordial genetic material

Tradução: 


“O mundo TNA que veio antes de um de RNA


Os químicos encontram evidências de que um ácido nucleico que é mais simples do que o RNA podendo ter sido o material genético primordial”


Nenhum comentário: