terça-feira, 5 de maio de 2009

Star Trek II

Como tenho grande, e quase paranóica, preocupação com o que seja honestidade intelectual, meu artigo anterior sobre o universo de Star Trek não tratou nem um pouco de aspectos científicos, então o consideremos ser o prefácio para este.

Analisemos alguns pontos do universo de Star Trek.

Teletransporte


Podemos pegar uma partícula aqui, tirar todos os seus "dados" e colocá-la noutro lugar? Sim e não é a resposta.

Podemos pegar um próton, extrair grande parte de suas características e fazer outro próton praticamente idêntico, mas sempre faltará alguma coisa. Aí que entra uma característica básica da natureza, descoberta e estabelecida como um dos princípios fundamentais da Física, que é o Princípio de Incerteza de Heisenberg.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg

Nós podemos determinar sempre QUASE tudo de uma partícula, mas não tudo. O mesmo se daria para nêutrons e elétrons, e assim, nestes, átomos e moléculas, pois tudo na natureza é composto de partículas quânticas.

Por outro lado, poderíamos transformar todas as partículas em fótons e transmití-los por meios de "ondas de rádio", e retransformá-los em outras partículas do outro lado da "linha de transmissão" (aliás, é exatamente esta a solução para a falta de naves menores na produção da série clkássica de Star Trek, e que resultou no teletransporte).

Mas o problema é que quantidade de energia envolvida seria imensa, pois transformar partículas mássicas em fótons parte de fótons de altíssima energia mesmo para elétrons, no que seja geração de par, e o que se dirá para partículas imensamente mais pesadas como os prótons e nêutrons, o que aliás, somente foi produzido na natureza no Big Bang e não mais depois.

Para os interessados, pois aqui a coisa não é tão leve:

http://en.wikipedia.org/wiki/Matter_creation

http://en.wikipedia.org/wiki/Annihilation

http://en.wikipedia.org/wiki/Electron-positron_annihilation

Aliás, é MUITO pesada:

http://en.wikipedia.org/wiki/Big_Bang_nucleosynthesis

http://en.wikipedia.org/wiki/Lambda-CDM

Mas desconsideremos estes "pequenos" problemas.

Problema ainda maior e mais simples de ser entendido seria a administração dos dados das posições de todas as moléculas de um corpo humano, aliás, de todos os seus átomos, pois somente 18 gramas de água têm 6.10^23 moléculas. Se somos 70% para mais de água, então um Montgomery Scott, quando ficou gordinho teria umas...

James Montgomery "Jimmy" Doohan (1920-2005), saudades dos mais divertidos momentos da série, na minha opinião.

Deixemos os cálculos para lá, e continuemos considerando que a idéia oriunda da necessidade da produção da série originou um dos mais delirantes sonhos tecnológicos da humanidade, ao de se deslocar à velocidade da luz para distâncias curtas sem necessidade de um veículo.

A seguir:

Evolução das outras civilizações


Dobra espacial


Viagens no tempo


Fontes de energia


A parapsicologia moderada de Star Trek

2 comentários:

Anônimo disse...

Se for necessário formatar o claro (qntidade número) pode ser usado como um parâmetro essencial na função ordenados itemgetter (1), Walter Cruz ou usado key = lambda x: x, que é muito prático

Anônimo disse...

Se for necessário formatar o claro (qntidade número) pode ser usado como um parâmetro essencial na função ordenados itemgetter (1), Walter Cruz ou usado key = lambda x: x, que é muito prático