sábado, 2 de maio de 2009

X-Men Origins: Wolverine - Parte II

 
Hoje fui ver o filme, e confesso que saí "babando". A produção superou (mesmo tirando aspectos tecnológicos) os três X-Men, incluindo a presença de uma atriz que já tinha me chamado a atenção em O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice ,2004), com Al Pacino, Lynn Collins, sem falar o conjunto todo do elenco.

Só o, digamos "primeiro" bloco, com a presença de Wolverine e Dentes de Sabre entre diversas guerras dos EUA já vale o filme inteiro, mas nosso assunto aqui não é cinema em si, e sim, ciência no cinema.
Primeiro, crianças: é lindo uma mocinha capaz de transformar sua pele em diamantes, mas infelizmente, diamantes são DUROS, mas FRÁGEIS.
Nada mais mentiroso (e custoso) que testar um diamante com uma martelada, pois ele vai virar cacos, e não resistir ao martelo. Então, que dirá de balas.
Aviso aos amigos da Marvel: criem uma mutante capaz de transformar sua pele em kevlar (até fazendo um acordo com a DuPont!) ou de titânio, que são materiais resistentes à tração, logo a impactos e absorventes de balas.

Segundo: ter um metal imensamente duro e resistente permite cortar outro, mas não implica que para isso, não necessite-se energia, logo, para passar as garras e cortar um Humvi de lado a lado, necessita-se de imensa força. Preferível colocar as garras no Hulk (ou mesmo no sempre atrabalhoado Homem Aranha).
Mas prefiro o Hulk, pois ser capaz de produzir imensa força não implica em ser-se imune a (maldita!) inércia e a transferência da quantidade de movimento, de onde ao Humvi passar, mesmo que eu tenha imensa força, levaria um piparote de ir parar 50 metros adiante, a não ser que tenha uns quinhentos quilos (o que diminuiria e muito o piparote) - ser verde e "meio" bronco vem de troco. ;D
Terceiro: o acima vale para Blob. Pode pesar um milhão de toneladas. Levando força sobre si, VAI SE MOVER. Aí tem-se de acrescentar outros ingredintes, e uma maravilhosa história seria sofrer a ação de força tão poderosa que ao ganhar massa para não se mover (o que por si já não é propriamente verdade) caísse em colapso gravitacional, e por si entrasse no estado de matéria degenerada em uma mini-anã branca, depois um Blob de nêutrons e por último um Blob-buraco negro.
ALÔ! ROTEIRISTAS!
Quarto: confesso que sempre achei Cyclops dos menos cativantes X-Men, mas teria de perguntar - quando vão "colocar na baila" sua fonte de energia, ou como seus olhos PRODUZEM energia, já que olhos são coisas que RECEBEM energia, aliás, por isto mesmo vemos, e por sinal, em termos dos fótons, mais que limitadamente.
Tanto isto é fato que vemos somente no comprimento de onda 700 nm a 400 nm, enquanto que os fótons tem imensamente maior gama de frequências/comprimentos de onda.
Aliás, este é um problema da "visão de calor" do Super Homem, mas concentremo-nos...
Quinto: decidam-se, roteiristas! Se adamantium é indestrutível, é indestrutível, e da mesma maneira que uma chapa do melhor aço é penetrada por urânio exaurido (material denso, mas não necessariamente tenaz, ou grosseiramente falando, FORTE, usado na munição contra blindagem das mais avançadas forças armadas do mundo (o avião A10 e o veículo Bradley a usa, leiam meu Knol sobre Poder militar dos EUA)...
...e mesmo cobre fundido penetra facilmente aço, o adamantium NÃO seria penetrado pelo próprio adamantium, ou senão, qualquer munição de alta tecnologia, exatamente pelo mesmo motivo, atingiria o nosso "anti-herói" (sim, Wolverine é uma peste, concordemos).
Sexto, e aqui não há uma crítica, e sim um comentário: atentem que a Marvel acaba de incorporar uma determinada tradição do mito dos vampiros, e nem só mais com a capacidade de regenerar-se os dois irmãos mau humorados podem contar para serem invulneráveis.
Assim, como a inspiradora foto de Dentes de Sabre dedilhando a "fonte" com suas unhonas, PENSEM, mesmo divertindo-se.
PS: O diretor Gavin Hood, como eu digo, "veio para ficar".

Nenhum comentário: